Há palavras que só se usam no plural, como ''núpcias'', ''lápis'', ''ônibus'' etc.
''Fezes'', ''pêsames'', ''óculos'' e ''parabéns'' possuem formas no singular, mas ninguém as emprega (ainda bem!), nem teria coragem de empregá-las.
Apesar de a forma "parabém" estar nos dicionários, você teria coragem de dizer a alguém "Meu parabém pelo que você conquistou"? Diria " Manifesto meu pêsame pela morte dele"?
Esses substantivos são normalmente empregados no plural.
PLURAIS POLÊMICOS

E aí, conseguiu?
Isso é tão simples. O plural desse substantivo segue o de qualquer palavra terminada em ''z'': ''luz/luzes'', ''raiz/raízes'', ''juiz/juízes'', ''avestruz/avestruzes'', então, ''gravidez/gravidezes''.

Para esse também não há mistério!
O plural dessa palavra é simples assim como gravidez.
As palavras terminadas em ''r'' fazem o plural com o simples acréscimo de ''es'', como ''mulher/mulheres'', ''colher/colheres''.
Com ''júnior'' não poderia ser diferente. Basta acrescentar ''es'' - juniores - , o problema é que ocorre o deslocamento da vogal tônica, que deixa de ser ''u'' e passa a ser ''o''.
Leia ''juniores'' com força no ''o'', fechado, como ''o'' de bolha.

Para a palavra "qualquer" não vale a regra do acréscimo de ''es'' porque essa é uma palavra composta (''qual'' + ''quer''), então, seu plural ''quaisquer'' leva em conta seu processo de formação: o plural de ''qual'' é ''quais''; ''quer'' é verbo e não tem plural.
Plural de palavras terminadas em ''al'' é feito com a terminação ''ais'' - ''general/generais'', ''animal/animais'', ''especial/especiais'', ''geral/gerais''. E o plural de palavras terminadas em ''au''? Nada de ''ais''. Basta acrescentar ''s'' - ''grau/graus'', ''nau/naus'', ''pau/paus'', então, ''degrau/degraus''.
O de ''álcool'' é ''álcoois''. Note que a sílaba tônica se mantém. Essa é uma das tantas palavras de origem árabe que há em nossa língua.
Tive um amigo que dizia: Eu sei que se diz "quaisquer" mas eu digo sempre "quaisqueres" rssss
ResponderExcluirÉ bom ver que ainda há pessoas que se interessam pelo português correctamente escrito e falado.
A nossa língua é tão bonita !!!
Bom trabalho
Bjs
Jorge
Não chegava lá com o plural ''álcool'' é ''álcoois'' rss, vale a pena acompanhar um espaço como este, pela riqueza de cada post, parabéns.
ResponderExcluirFim de semana de paz pra voce,
beijo!
Minha querida e linda Pérola Negra, mais uma vez uma postagem muito util. As dificuldades da nossa língua são tantas, ainda bem que temos você!
ResponderExcluirMil beijos
Forte abraço
Caurosa
existe plural de ver?
ResponderExcluirVou deixar aqui para vcs v...
como faço nesse caso?
nao seria quaisquerem
ResponderExcluir