sábado, 4 de julho de 2009

Dicas de Português - Parte 1

Assim como há a moda das passarelas, há também a moda no "linguajar" das pessoas, isto é, no modo em que elas falam. A cada ano um restaurante entra na moda, um tipo de música, uma praia etc, e, com esse vai e vem, palavras e expressões também são adotadas momentaneamente por alguns usuários da Língua Portuguesa.

Um exemplo disso é a expressão "A nível de". Para quê, exatamente, essa expressão serve? A resposta é para nada. Se você puder evitá-la ao máximo, por favor, faça-o! Ela não passa de mais um modismo inútil.

"Eu sou de menor" ou "Eu sou menor"? O correto é "Eu sou menor".
"Eu ainda sou menor", por exemplo. É óbvio que o mesmo vale para "maior": "Ela já é maior".

"Vivo à custa de meu pai"
Muita gente diz que alguém vive "às custas do pai". A palavra "custa", no plural, refere-se a custos jurídicos; são despesas feitas com um processo criminal ou cível, como no exemplo: "Foi obrigado a pagar as custas do processo". Então, com outro sentido, a palavra fica no singular, como na seguinte frase "Ainda vive à custa de muito sacrifício".
"A costa" e "As costas"
"A costa" significa litoral - porção de terra banhada pelo mar - a costa do Brasil; a costa do Rio de Janeiro, por exemplo.
Já "As costas" são a parte (isso mesmo, são a parte) posterior do corpo humano: sentir dor nas costas.

"Féria" e "Férias"
"Féria", no singular, é o montante que se arrecada durante certo período numa casa comercial: "a féria do dia", "a féria do mês".
E a palavra "Férias", no plural, dispensa explicações.


Fonte: Português passo a passo com Pasquale Cipro Neto.

2 comentários:

  1. Minha querida Nandinha, muito boa a sua postagem, algumas desta palavras não são muito utilizadas e as pessoas, normalmente, desconhecem o seu uso e significado.

    Muita paz e beijos para você

    Forte abraço

    Caurosa

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Excelente o conteúdo do texto, palavras que não fazia ideia do seu significado(alias nem conhecia)aprendi,e saio elucidado pela transparencia no texto,parabéns.

    *obrigado pela visita,voltarei aqui, para aprender mais*

    desejo á voe uma otima 3f,

    beijos!

    ResponderExcluir

Deixe sua Pérola aqui