segunda-feira, 22 de junho de 2009

De acordo com o Acordo

A existência de duas ortografias oficiais da Língua Portuguesa, a lusitana e a brasileira, foi considerada prejudicial ao Português e ao seu prestígio no mundo.
Por iniciativa da Academia Brasileira de Letras, em consonância com a Academia das Ciências de Lisboa, com o objetivo de minimizarem os inconvenientes dessa situação, foi aprovado o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Entende-se por Acordo Ortográfico a unificação do registro gráfico (o que não altera a pronúncia das palavras modificadas) dos países lusófonos, isto é, que têm o Português como língua oficial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).


AS PRINCIPAIS MUDANÇAS:

* ALFABETO - Com a incorporação das letras K, W e Y, o nosso alfabeto passa a ter 26 letras.

* TREMA - O trema deixa de ser utilizado, salvaguardando-se apenas em palavras e nomes estrangeiros.

* ACENTUAÇÃO GRÁFICA:

-Acento agudo: ele desaparece nos ditongos abertos ei e oi das palavras paroxítonas. Exemplo: assembleia, jiboia, heroico, onomatopeia etc.

-Acento diferencial: esse não será mais usado nos seguintes casos: para (do verbo parar), pela/pelo (do verbo pelar), polo (o substantivo) e pera (a fruta). No entanto, duas palavras, obrigatoriamente, continuarão recebendo o acento diferencial: Pôr (verbo) e pôde (o verbo conjugado no passado).
Observação: em fôrma/forma, o acento é facultativo.

-Acento circunflexo: o acento circunflexo não será mais usado nas palavras terminadas em oo. Exemplo: enjoo, voo, abençoo, coroo, magoo, perdoo, nos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados conjugados em terceira pessoa do plural. Exemplo: creem, deem, leem veem, descreem, releem, reveem.

* HÍFEN - O hífen deixa de ser usado nas seguintes situações:
a) quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com as consoantes s e r. Nesse caso, a consoante obrigatoriamente passa a ser duplicada. Exemplo: antirreligioso, antissemita,minissaia, contrarregra etc.

b) quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplo: autoescola, autoaprendizagem, extraescolar etc. No entanto, o hífen permanece quando o prefixo termina com r (hiper, inter e super) e a primeira letra do segundo elemento também é r. Exemplo: hiper-requintado, super-resistente.
Ele também é empregado quando o prefixo termina com uma vogal e o segundo elemento começa com a mesma vogal. Exemplo: micro-ônibus, micro-ondas etc.

Nesta postagem eu procurei elucidar as principais mudanças do Acordo, pois aqui, neste espaço, você fica mais Perto das Letras.
Pérolas a Você!



2 comentários:

  1. Olá minha querida, bela Nandinha, eu também estou de acordo com o acordo, apesar de me trazer mais dúvidas que soluções, fazer o quê. A solução é uma só: Estudar!

    Muita paz e harmonia, sempre comigo

    Forte abraço

    Caurosa

    ResponderExcluir
  2. EU APRENDI TD COM ISSO VLQ POR ME AJUDAR NO CONHECIMENTO

    ResponderExcluir

Deixe sua Pérola aqui